O Segredo de Baba Ganush
Quadrinho: O Segredo de Baba Ganush
Lançado em Dezembro de 2018
​
​
"O Segredo de Baba Ganush"
1ª Edição - 2018 (Zarabatana Books)
126 páginas, 17x26cm, Colorido
R$36,00
​
"O Segredo de Baba Ganush", publicado com o apoio da
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo,
Programa de Incentivo à Cultura do Estado
de São Paulo, pela Zarabatana Books.
​
​
O velho Ganush sabe ser perverso e maldoso. Enxerga a vida e as pessoas ao seu redor da pior forma possível. Devolve ao mundo a mesma crueldade que o mundo lhe entregou. A curiosidade de Pichoux, o seu pequeno aprendiz, vai revelar o passado de Baba Ganush, e os sangrentos segredos do fantoche que os acompanha.
Todo ser humano é um conflito. É o resultado de um embate constante de desejos, medos, angústias, culpas, e anseios… O Mal não reside em intenções, pensamentos ou conceitos, mas em atitudes. O mundo é um lugar de possibilidades infinitas, assim como o universo interior da mentes das pessoas. Tragédias e coisas ruins acontecem. E, muitas vezes, nós não podemos evitá-las. O que podemos controlar é como reagimos.
Talvez exista mesmo um verme dentro da cabeça das pessoas, que se alimenta daquilo que todos tentam esconder, dos seu pior potencial e dos aspectos que fingem não existir.
E, quanto mais alimentado, mais forte o verme se torna.
Mais difícil fica de escondê-lo.
​
​
____________________________________
____________________________________
Caio Yo trabalha no mercado de design e ilustração desde 2007. Já trabalhou com agências e estúdios importantes do mercado de publicidade e com editoras relevantes como Globo e Abril, para revistas como Super Interessante, GQ e Mundo Estranho.
Já realizou trabalhos internacionais, como para o UDON Studio (Capcom), a Abraham Books (Adventure Time - The Art of Ooo) e para a empresa de toyarts ESC/Toys.
Já trabalhou como colorista e desenhista para diversos projetos de quadrinhos de Editoras (Ática, MSP, Leitura e Arte) e, como autor independente, já tem quatro publicações lançadas.
Trabalha atualmente no mercado de games mobile e indie, já tendo participado de projetos de renome, como "A Lenda do Herói".
​
Sobre o Artista
​
____________________________________
____________________________________
Outras Publicações do Autor
Desde 2014, Caio Yo lançou um título autoral por ano, reunindo um público crescente no mercado de quadrinhos independentes. Seus quadrinhos passeiam por gêneros diferentes, mas sempre giram em torno de personagens que descobrem novos aspectos sobre si proprios.
​
​"Mortalha", o seu segundo quadrinho, obteve críticas positivas em sites especializados e teve a sua tiragem esgotada. "Onsen", o quarto lançamento, causou uma considerável repercussão, por tratar de um tema curioso: a dificuldade de interação e comunicação de um estrangeiro visitando o Japão.
____________________________________
Mais do Autor
____________________________________
Release e Créditos
​
HQ cria nova experiência ao leitor com trilha
sonora no Spotify
​
O Segredo de Baba Ganush, lançamento da editora Zarabatana Books, tem música produzida especialmente para imergir o leitor na atmosfera dramática da ficção
O artista e ilustrador Caio Yo lançará na Comic Con 2018, que será realizada entre 6 e 9 de dezembro, a sua quinta HQ, “O Segredo de Baba Ganush”. A edição de 126 páginas coloridas, publicada através do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo e lançada pela Zarabatana Books, conta a história do velho ventríloquo Ganush e seu aprendiz Pichoux, assombrados por uma macabra marionete. "É uma história sobre o lado mau das pessoas", explica o autor, que já tem uma experiência de muitos anos com narrativa gráfica para os ramos editorial e publicitário, além da participação em diversos projetos multimídia. "O protagonista, que aprendeu a enxergar a vida da pior forma possível, devolve ao mundo a mesma crueldade que o mundo lhe entregou. É, no fim, uma história sobre o ciclo das atitudes egoístas, mesquinhas e violentas” - completa o autor.
Junta-se à narrativa envolvente, com ilustrações e design gráfico marcantes, um elemento especial que torna a experiência ainda mais rica: uma trilha sonora feita especialmente para a história e que pode ser acessada através de um código em diversas plataformas digitais, como o Spotify. “O universo digital nos dá a oportunidade de criar uma narrativa transmídia, transportando o leitor para uma outra experiência sensorial”, explica o autor. Os compositores Arnaldo Janiak e Gustavo Vellutini foram os responsáveis pela criação da música. "Compor para uma história em quadrinhos tem essa característica própria: Não dá para saber em que ponto da música o leitor observará cada quadro. A preocupação é em conseguir retratar o clima da história sem forçar o olhar do leitor. De conseguir dar um tom sem estragar as surpresas. De fazer retratos apenas sugeridos, sutis, e deixar que o leitor habite a trilha sonora enquanto dá vida à história" - relata Arnaldo. "Disse Hitchcock: 'Se você estiver com medo no cinema, não feche os olhos. Tampe os ouvidos'".
Além de tudo isso, ainda foi criado um teaser (ou "booktrailer), que busca instigar o leitor sobre o conteúdo da história, e até mesmo um audiobook, que busca incluir um novo público. "Em um mundo amplamente digital, é muito importante que o produtor de conteúdo de um determinado gênero, como o das histórias em quadrinhos, saiba transpor o seu trabalho para outras mídias. É uma forma de fazer o seu trabalho ter um maior alcance. Além disso, essa é a busca de todo artista: transmitir a sua mensagem, seja qual for o formato.", finaliza o autor.
Contatos:
Autor: Caio Yo - caio.yo@gmail.com
Assessoria: Juliana de Paula - juliana@jdepaula.com.br
​
​
​
Créditos:
Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural 2017.
© 2018 Caio Yo e Zarabatana Books para a edição brasileira.
Todos os direitos reservados.
São proibidos: digitalização; arquivamento e disponibilização através de banco de dados; transmissão; reprodução e divulgação, do todo ou parte desta obra, sem a prévia autorização escrita do editor.
O texto deste livro segue o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, em vigor no Brasil desde 2009.
Os personagens e eventos nesta publicação são fictícios, de criação do autor.
Quaisquer semelhanças com pessoas reais são mera coincidência.
Correspondência: falecom@zarabatana.com.br
​
Arte e Roteiro
Caio Yo
Editor
Claudio R. Martini
Diagramação e Projeto Gráfico
Caio Yo
Letreiramento
Caio Yo
Paula Zaccarelli
Tipografia e Design de Capa
Maria Paula Ferraz Dias
Revisão
Marília Cotomacci
Willian Souza
Acabamentos Digitais (Extras e Capa)
Jânio Garcia
Acabamentos em Aquarela
Paula Zaccarelli
Modelagem em 3D
Diogo Reis
​
Caligrafia (Making Of)
Murilo Braga
Fontes
Janine
(Octavio Cariello/Roger Cruz)
Aquifer
(JLH Fonts)
​
​
​
​
​
​
​